12 Desejabilidade Social
- Vale ler: Tourangeau, R., & Yan, T. (2007). Sensitive questions in surveys. Psychological bulletin, 133(5), 859.
12.1 Anotações de aula
Viés de desejabilidade social é um erro sistemático de mensuração que ocorre quando pessoas respondem o que acham que as outras gostariam de ouvir.
Em outras palavras, pessoas respondem de forma a gerenciar sua imagem social.
O viés de desejabilidade social também pode ser um motor de não-resposta.
Um problema bastante grave é a questão do “não fui votar”. Em média, as pessoas mentem e dizem que foram votar.
No caso da renda: pessoas de alta renda respondem para “manter privacidade”, enquanto o as pessoas de mais baixa renda tendem a responder que respondem menos do que realmente ganham para evitar perder benefícios de programas sociais.
Dois pontos importantes: desejabilidade envolve não só gerenciamento da imagem, mas também autoengano inconsciente.
- Gerenciamento da imagem: pessoa consciente altera respostas para projetar uma imagem favorável
- Autoengano inconscience: pessoa acredita que suas respostas socialmente desejáveis são verdadeiras (e.g., “Sim, eu sou uma pessoa muito religiosa”)
Nota: uma das coisas mais importantes para a ciência política hoje é a ideia de que a religião, em grande medida, faz com que as pessoas não votem em termos econômicos, mas em termos de valores. Isso é uma agenda fundamental.
12.1.1 Métodos experimentais
Técnicas mais sofisticadas de lidar com desejabilidade.
- List experiment: apresenta lista de itens neutros + 1 sensível para o grupo de tratamento; diferença de média no número de itens é a estimativa do item sensível;
- Endorsement experiment: pergunta sobre apoio político/figuras públicas que defendem posições sensíveis; permite inferência indireta sobre o item sensível.
- Randomized response: respondente usa sorteio (e.g., uma moeda) para decidir se responde à pergunta sensível ou à pergunta neutra; reduz efeitos do entrevistador.
- Conjoint experiment: pergunta sobre preferências em cenários hipotéticos; reduz efeitos de desejabilidade social ao focar em comparações entre alternativas.